Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Previsão para o verão é de chuvas acima da média no Sul

Boletim divulgado pelo Inmet aponta ainda precipitações em nível normal nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, e abaixo da média no Nordeste

As regiões Sul e Nordeste do país devem viver um paradoxo neste verão. A primeira, devido ao excesso de chuvas, e a segunda, pela escassez – a exemplo do que já vem acontecendo ao longo da primavera. É o que aponta o Boletim de Prognóstico Climático divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“A previsão climática continua indicando ocorrência de chuvas abaixo da faixa normal para grande parte da Região Nordeste e extremo leste da Região Norte. Para o centro-sul da Região Sul, há maior probabilidade de chuvas na categoria acima do normal”, detalha o documento referente ao período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013.

Também no Nordeste e Norte, em função da estiagem, as temperaturas devem se manter elevadas na maior parte do tempo. Para as demais regiões – Sul, Centro-Oeste e boa parte do Norte – a previsão indica “padrão climatológico”, ou seja, igual probabilidade de chuva para abaixo, normal e acima da média, informa o Inmet.