Presidência do INSS tem grupo de WhatsApp para campanha de Lula
Batizado de 'INSS com Lula', lista é administrada pela chefe de gabinete da presidente do órgão, Ana Cristina
Chefe de gabinete da Presidência do INSS, a servidora Ana Márcia Fassbender administra um grupo de WhatsApp destinado a fazer campanha para Lula entre servidores da Previdência.
Batizado de “INSS com Lula”, o grupo foi criado recentemente e provocou desconforto por misturar o ambiente estatal com o projeto político do presidente de turno.
O diretor de Benefícios e Relacionamentos do órgão, Leonardo Bittencourt, também é um dos administradores e tem sido responsável por convocar os funcionários para o grupo. Alguns deles, mesmo não sendo de esquerda, aceitam por medo de retaliação.
O grupo foi utilizado para convocar para um ato chamado “Esplanada com Lula”, realizado na noite de segunda-feira no Teatro dos Bancários, em Brasília.
Também foi divulgada lá uma camisa com a inscrição “Previdência com Lula”, que foi utilizada por quem foi ao evento.
Ainda que possa até não interferir na rotina de trabalho do INSS, o grupo criado para reunir servidores gera constrangimento por expor quem não gostaria de adotar postura política e expõe servidores a potenciais pressões por não se engajarem na campanha petista.
A campanha eleitoral só começa oficialmente no dia 16 de agosto. Até lá, não é permitido pedir votos para si mesmo ou outras pessoas.
No sábado, começou o período de defeso eleitoral, que impõe restrições aos funcionários públicos.
Procurado, o INSS disse que não iria comentar o que classificou de “iniciativas individuais que não estejam relacionadas às atividades da autarquia”. “A legislação permite a qualquer cidadão a liberdade de manifestação e organização política, desde que não utilizada estrutura pública. Em caso de eventual denúncia, o INSS tomará as medidas cabíveis no âmbito legal”, diz a nota do órgão.







