Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prefeitura de São Roque mantém alvará do Instituto Royal

Após vistoria, o prédio foi considerado apto para as atividades de pesquisa e seu funcionamento não foi interrompido pela prefeitura

O prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa (PMDB), decidiu manter o alvará de funcionamento do Instituto Royal, após vistoria às instalações nesta quinta-feira. Segundo ele, o prédio está em condições adequadas para as atividades de pesquisa e não oferece riscos. O instituto foi invadido por ativistas na última sexta-feira para a retirada de cães da raça beagle, usados em testes de medicamentos, e teve as instalações depredadas. Grupos de proteção aos animais reivindicam o fechamento do instituto e pediram que o prédio fosse interditado pela prefeitura.

Costa acompanhou a vistoria feita por uma equipe de fiscais do município e confirmou que os únicos animais no local são ratos e camundongos usados como cobaias. “Esses animais estão em ambiente climatizado e bem tratados. Não há cães nem compartimentos secretos, e como a parte física do prédio está preservada, não temos motivo para tirar o alvará de funcionamento”, disse. A entrada dos fiscais foi autorizada pela Justiça e acompanhada por advogados do instituto. Ativistas que faziam vigília no portão e a imprensa ficaram do lado de fora.

Leia também:

“Nunca tinha ouvido um grito de dor igual”, diz Luisa Mell

“Se houvesse uma alternativa, não faríamos testes com animais”

Investigação – A invasão do instituto é investigada pela Polícia Civil – mais de cem pessoas serão indiciadas por furto qualificado e danos. Outros inquéritos apuram a depredação de uma viatura policial e dos veículos de uma emissora de TV durante uma manifestação contra o instituto, no último sábado.

Há ainda investigação em curso sobre denúncias de maus-tratos contra os animais durante testes para validação de medicamentos que serão usados em seres humanos. O Instituto Royal também registrou boletim de ocorrência contra os ativistas pelos crimes de furto qualificado e dano ao patrimônio.

Cães na rua – Um terceiro cão da raça beagle retirado do instituto foi localizado em São Roque, no final da tarde de quarta-feira. No início da semana, outros dois cães retirados do instituto foram encontrados abandonados no centro de São Roque e acolhidos pelo deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP).

O animal, um macho adulto, vagava pela rua no bairro Marmeleiro e, após ser recolhido por um morador, foi entregue ao Centro de Zoonoses da prefeitura. O cachorro, que tem chip de identificação, foi levado para o canil da Sociedade Protetora de Animais de São Roque.

(Com Estadão Conteúdo)