Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prefeita de Boa Vista tem 70% das intenções de voto, diz Ibope

Primeira pesquisa eleitoral mostra amplo favoritismo e baixa rejeição da peemedebista Teresa Surita

A atual prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita (PMDB), tem 70% de intenção de voto nas eleições municipais, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira. O percentual daria a Teresa uma vitória no primeiro turno, o que frustra os planos dos concorrentes – em 2016, pela primeira vez a capital de Roraima poderá ter um segundo turno, já que a cidade ultrapassou a barreira legal de 200.000 eleitores aptos a votar. Se vencer, Teresa chegará ao quinto mandato como prefeita da capital.

Nenhum dos outros oito candidatos atinge nem sequer dois dígitos na primeira pesquisa realizada na cidade neste ano. Todos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. São eles: Sandro Baré (PP) 3%, Abel Galinha (DEM) 2%, Jeferson Alves (PDT) 2%, Márcio Junqueira (PROS) 2%, Roberto Ramos (PT) 2%, Alex Ladislau (PRP) 1%, Kalil Coelho (PV) 1% e José Luis Oca (PSOL) 1%.

Dos entrevistados, 10% responderam que votariam em branco ou nulo, e 6% não sabiam responder ou em quem votar.

Quem são os candidatos à prefeitura de Boa Vista

O Ibope também aferiu que 86% dos eleitores aprovam a forma como Teresa Surita administra a cidade e que 12% desaprovam. Só 2% não souberam avaliar. A gestão da prefeita peemedebista é considerada ótima ou boa por 73% dos entrevistados; 21% acham regular, e 6%, ruim ou péssima.

O cenário também é amplamente favorável neste início de campanha para a prefeita no quesito rejeição. Ela tem o menor percentual: 8%. O líder no quesito negativo é o deputado federal Abel Galinha (DEM), com 42%. O ex-deputado Márcio Junqueira tem 34%; o vereador Sandro Baré, 30%; José Luis Oca tem 20% de rejeição; Alex Ladislau, 15%; Kalil Coelho, 14%; Jeferson Alves, 13%; e Roberto Ramos, 11%.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo. Ao todo, o Ibope entrevistou 602 eleitores entre 25 e 28 de agosto. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) com o número RR-01941/2016.