Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PPS quer explicação sobre repasses de verbas para PE

Por Andrea Jubé Vianna

Brasília – O líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR), protocolou hoje requerimento em que pede esclarecimentos ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobre a “alta concentração de verbas” do programa de prevenção de desastres naturais em Pernambuco, Estado de origem do ministro. O documento foi dirigido à Comissão Representativa do Congresso, que responde pelo parlamento durante o recesso.

O encaminhamento do documento depende, no entanto, de despacho do presidente do colegiado, senador José Sarney (PMDB-AP), que não se encontra em Brasília. Segundo a assessoria de imprensa de Sarney, não há previsão de que o peemedebista retorne à Capital Federal nesta semana para analisar o pleito do PSS. A partir do recebimento do pedido, o ministro tem 30 dias para enviar as informações solicitadas ao Congresso.

O líder do PPS fundamenta o requerimento em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que revelou que 90% dos recursos antienchentes previstos no Orçamento de 2011 e efetivamente pagos foram repassados a Pernambuco.

“Esse repasse ministerial afronta a todos os brasileiros, sobretudo àqueles que vivem em regiões de risco no país. Conforme demonstrado pela reportagem, os gastos com prevenção ainda são pífios, o que demonstra que o governo federal não se empenha para evitar as catástrofes naturais e, por conseguinte, a morte de pessoas inocentes”, critica Rubens Bueno no documento. “Importante destacar que as enchentes e os deslizamentos estão ocorrendo diariamente em vários Estados e não apenas em Pernambuco”, conclui o líder socialista.