Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polícia Federal prende ex-comandante de UPP, acusado de ligação com tráfico

Agentes cumprem 11 mandados de prisão. Oficial estava afastado do comando da unidade por suspeita de envolvimento com criminosos

Policiais Federais prenderam, na manhã desta quinta-feira, 11 acusados de ligação com o tráfico de drogas na região do Morro de São Carlos, na região central da cidade. Entre os presos estão dois policiais militares, um deles ex-comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela.

O capitão Luiz Piedade, oficial que chefiava a UPP, estava afastado da unidade. A Secretaria de Segurança tomou a decisão de tirá-lo do comando quando tomou conhecimento da investigação da PF,que resultou na operação Boca Aberta. A ação é conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Superintendência da PF no RIo.

Entre os acusados que tiveram mandados de prisão cumpridos pelos policiais federais nesta manhã estão também dois traficantes presos: Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, e Sando Amorim, o Lindinho. Os dois ficaram famosos quando, em 10 de novembro, foram capturados ao tentar escapar do cerco à favela da Rocinha, na zona sul. Coelho e Lindinho eram escoltados por policiais civis, também presos.

No ano passado, outros dois policiais militares haviam sido presos sob acusação de ligação com traficantes. O comandante e o subcomandante da UPP do Fallet-Fogueteiro foram presos pela Corregedoria da Polícia Militar.