Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Planejamento facilita geração de riquezas em Sorriso

Primeiros moradores da cidade eram colonos do Sul do país e foram trazidos por companhia privada; espaços vazios garantem continuidade do crescimento

Quem caminha pelas espaçosas ruas de Sorriso (MT), onde está o ônibus da Expedição VEJA, encontra muitos terrenos vazios. Em algumas regiões, a baixa movimentação de carros e pessoas torna difícil acreditar que a cidade é um exemplo de crescimento rápido e de geração de riquezas. Mas, na verdade, essas características ajudam a explicar o progresso de Sorriso.

A cidade se originou de um empreendimento privado; na década de 1970, a Colonizadora Feliz começou a trazer migrantes do Sul do Brasil para ocupar a área. As novas tecnologias que permitiram sucessivos ganhos de produtividade catalisaram a ocupação da área, que é a maior produtora de soja do país. A população da cidade mais do que quadruplicou desde 1991. Hoje, são cerca de 70.000 habitantes. E, apesar de ter crescido rapidamente, Sorriso não se desorganizou; quando veio a a explosão populacional, o traçado das ruas já estava definido e já havia uma infraestrutura básica de asfalto, água e luz.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

Os terrenos vazios e as áreas inexploradas permitem a continuidade do crescimento de Sorriso nos próximos anos, impulsionada pela produção de grãos e pela diversificação das atividades econômicas locais. E espaço é o que não falta: o território de Sorriso é tão grande que um dos distritos do município fica a 140 quilômetros da sede.

O ônibus da Expedição VEJA vai passar o dia na Praça da Juventude, no centro da cidade.

Tem algo a dizer sobre o desenvolvimento de Sorriso? Converse conosco utilizando a hashtag #expedicaoveja.

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP