Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

PF prende quadrilha por roubo de cargas em Campinas

Operação deteve mais quinze criminosos que atuavam no chamado "Triângulo das Bermudas", próximo ao Aeroporto de Viracopos

Por Da Redação 21 Maio 2015, 12h00

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira, quinze pessoas envolvidas com quadrilhas especializadas em roubos de carga na região de Campinas, interior de São Paulo. A Operação Jammer fez buscas em Campinas, Várzea Paulista, Porto Ferreira, Jarinu e Jundiaí. Outros nove integrantes da quadrilha já haviam sido presos antes, o que eleva para 24 o número total de criminosos.

Desde o início deste ano, a macrorregião de Campinas registrou 133 roubos de carga, conforme mostrou reportagem do site de VEJA – 68% deles foram registrados no “triângulo das bermudas” que abarca as cidades de Campinas, Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba, Louveira, Valinhos e Vinhedo.

Os presos foram levados para a sede da PF em Campinas e devem responder por roubo, formação de quadrilha, receptação, financiamento de organização criminosa e adulteração de chassi de veículo automotor. Eles são investigados desde fevereiro e utilizavam o mesmo procedimento para efetuar os roubos: depois de abordar o motorista da transportadora, a quadrilha usava bloqueadores de sinais de rastreadores, o que impedia o monitoramento do veículo utilizado para levar cargas de maior valor.

Armas e veículos também foram apreendidos na ação, que mobilizou também a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

As cargas mais visadas pelas quadrilhas são as de celulares e eletrônicos, além das de alimentos importados e chocolates. O fator logístico explica porque a cidade tornou-se tão atrativa pelos criminosos: o Aeroporto Internacional de Viracopos, o segundo com maior fluxo de cargas em todo o país, fica em Campinas. Além disso, grandes empresas como Samsung, LG e Dell estão localizadas na vizinhança do aeroporto.

O ‘Triângulo das Bermudas’ que assusta as estradas de SP

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade