Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro em 4 Estados

Agentes cumprem 134 mandados no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a Operação Bemol para desarticular uma quadrilha envolvida em esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, que movimentou mais de 600 milhões de reais.

Segundo a PF, os criminosos utilizavam contas bancárias de 87 empresas – a maioria, fictícias. O dinheiro recebido era proveniente de pessoas interessadas em adquirir drogas, cigarros e outros itens do Paraguai. O grupo conferia aparência lícita ao dinheiro com origem criminosa e o enviava ao Paraguai. A organização também transferia parte do dinheiro ilícito para contas bancárias brasileiras, controladas pelos doleiros paraguaios.

A operação mobiliza 230 policiais federais e 30 servidores da Receita Federal. Serão cumpridos 134 mandados: sete de prisão preventiva, 34 de prisão temporária, 25 de condução coercitiva, isto é, quando a pessoa é levada para prestar depoimento; além de 68 de busca e a apreensão nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Leia também:

PRF apreende 330.000 maços de cigarro contrabandeados

O nome da ação remete à Operação Sustenido, deflagrada em maio de 2014, em Foz do Iguaçu, e que prendeu criminosos que movimentaram 300 milhões de reais por meio dos mesmos crimes investigados pela Operação Bemol.

(Da Redação)