A Polícia Federal começa nesta quarta-feira, 12, a colher o depoimento de cerca de oitenta militares das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, bolsonaristas invadiram e quebraram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
As oitivas serão realizadas na Academia Nacional da PF, em Brasília, e devem começar durante a manhã. O local foi escolhido por ser grande. Assim, as autoridades acreditam ser possível ouvir todos os militares nesta quarta.
Entre aqueles que devem depor estão o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiava o Comando Militar do Planalto no dia da tentativa de golpe, e o coronel Jorge Fernandes da Hora, que liderava o Batalhão da Guarda Presidencial.
Em fevereiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que os militares que eventualmente estiverem envolvidos nos atos serão julgados pela Corte. Moraes também abriu inquérito para apurar a participação ou suposta omissão de militares da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas. Nesta terça, o STF marcou para a próxima semana o início do julgamento dos denunciados pelo terrorismo na capital federal.