PF abre investigação sobre homem forte de Paes
STF autorizou a abertura de inquérito criminal contra o deputado Rodrigo Bethlem, que operava um esquema de desvios na prefeitura do Rio

A Corregedoria da Polícia Federal em Brasília será responsável pela investigação do deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), homem de confiança do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), por suspeita de corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A abertura de inquérito criminal foi autorizada nesta quinta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Bethlem comandou as secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e Governo, de 2009 a 2014. Como ele possui foro privilegiado, apenas o procurador-geral da República pode pedir abertura de investigação criminal contra o parlamentar.
O ministro do STF Gilmar Mendes encaminhou o processo à Corregedoria da Polícia Federal, que investigará as viagens de Bethlem ao exterior nos anos de 2010 e 2011. Em gravações feitas pela ex-mulher, Vanessa Felippe, reveladas pelo site de VEJA, o deputado disse ter uma conta bancária na Suíça, não informada à Receita Federal. Nas conversas, Bethlem admite que recebia comissões ilegais de ONGs prestadoras de serviço da prefeitura, quando chefiou a Secretaria Municipal de Assistência Social, de 2011 a 2012.
Bethlem disse que tinha renda mensal de 100.000 reais, mas recebia salário de 18.000 reais mensais. O parlamentar é suspeito de receber até 80.000 reais da ONG Tesloo, que tem uma série de contratos com a secretaria municipal que Bethlem comandava. Ele também mencionou recebimento ilegal de benefícios de uma empresa responsável por distribuição de lanches.
A investigação ficará concentrada em Brasília e a Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro será acionada para diligências, como o interrogatório de Vanessa Felippe.
(Com Estadão Conteúdo)
Leia também:
Justiça bloqueia bens e quebra sigilo do deputado Bethlem
Homem forte de Paes opera esquema de corrupção no Rio
Prefeitura do Rio bancou anúncio em revista da família Bethlem
PPS pede à Câmara que investigue homem forte de Paes