Clique e assine a partir de 8,90/mês

Pesquisa mostra que 50% dos americanos apoiam legalização da maconha

Por luis robayo - 18 out 2011, 11h35

Um índice recorde de 50% dos americanos acredita que a maconha deveria ser uma droga legal no país, segundo uma pesquisa divulgada na segunda-feira pela consultora Gallup.

O índice subiu em relação aos 46% de um ano atrás e representa uma alta significativa em relação aos 12% que aprovavam a legalização em 1969, data na qual a Gallup começou a realizar esta pesquisa.

“Se a tendência atual sobre a legalização da maconha continuar, pode haver uma pressão para que o país adapte suas leis ao sentimento popular”, afirmaram os responsáveis pelo estudo em um comunicado.

O apoio à legalização foi mais forte entre os liberais (69%), na faixa da população entre 18 e 29 anos (62%) e entre os moradores da costa oeste (55%).

O grupo menos inclinado à legalização foram os adultos com mais de 65 anos (31%), os conservadores (34%) e os residentes do sul do país (44%).

Continua após a publicidade

A pesquisa da Gallup se baseou em entrevistas por telefone realizadas entre 6 e 9 de outubro com adultos de 50 estados do país. A amostra foi realizada segundo critérios de sexo, idade, etnia, nível educacional e geografia, com uma margem de erro de quatro pontos.

Em seu site, a Organização Nacional para a Reforma das Leis sobre Maconha (NORML, em inglês) disse: “A legalização da maconha está se tornando mais popular entre quase todo o mundo”.

No entanto, afirmou que é preciso realizar mais pressão política antes de uma mudança ser conquistada.

Em junho, vários membros do Congresso dos Estados Unidos iniciaram a tramitação em Washington de uma legislação para legalizar a maconha em todo o país, permitindo que cada estado imponha regulações, normatize os impostos e controle a droga.

Este foi o primeiro esforço para legalizar a produção e o consumo de maconha em nível nacional, embora seus promotores admitam que a legislação tem poucas chances de ser aprovada.

Continua após a publicidade
Publicidade