Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pane em subestação de Furnas causa apagão em Brasília

Rompimento de cabos de linha de transmissão provocou problema; bairro mais afetado foi a Asa Sul. Também faltou luz perto da Esplanada dos Ministérios

O centro de Brasília ficou sem energia durante horas na tarde desta terça-feira por causa de uma falha na subestação geral de Furnas em Brasília, que fornece energia à Companhia Energética de Brasília (CEB). O bairro mais afetado foi a Asa Sul, onde lojas, hotéis, restaurantes e prédios inteiros ficaram sem energia. Segundo a CEB, também faltou luz nas proximidades da Esplanada dos Ministérios, no Cruzeiro, na Octogonal e no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

De acordo com Furnas, houve rompimento em cabos de conexão de uma linha de transmissão que liga a subestação SE2, de propriedade da CEB, e a Subestação Brasília Geral, de propriedade de Furnas. O problema causou a interrupção no fornecimento de 169MW e afetou o suprimento de energia. As equipes técnicas de Furnas estão avaliando as causas da ocorrência.

Em nota, a Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que o problema foi causado por uma pane que interrompeu o abatecimento de três subestações. Cerca de 183.000 locais foram afetados.

Por causa do apagão, o sistema de registro de operações de câmbio e outros sistemas do Banco Central apresentaram instabilidade.