Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oposição formaliza requerimento de instalação da CPI Mista do Cartão Corporativo

A oposição entregou nesta quinta-feira o requerimento para a instalação da CPI Mista do Cartão Corporativo, que vai investigar a farra de membros do governo com os cartões pagos com dinheiro público, tanto na administração de Luíz Inácio Lula da Silva quanto na de Fernando Henrique Cardoso. Alijados da presidência e da relatoria da comissão, os oposicionistas ainda pleiteiam dividir o controle da CPI com o governo.

Os parlamentares protocolaram o pedido na Mesa Diretora do Congresso com um total de 189 assinaturas de deputados e 35 de senadores. O mínimo necessário para instalar a CPI eram 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.

Mesmo com a norma que determina que as siglas majoritárias comandem a investigação, os partidos de oposição defendem que o controle da CPI seja dividido, até porque as investigações vão envolver o período em que FHC governou o país. “O DEM confia no bom senso do governo de repartir o comando de uma investigação, que afinal de contas pode ou não atingir a administração passada”, afirmou o senador José Agripino Maia, líder do partido. A oposição ameaça inclusive pedir uma outra CPI, caso o governo não ceda.