Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Operação Zelotes: presidente do Bradesco e mais 9 viram réus

Justiça aceitou a denúncia oferecida contra o grupo pelo Ministério Público Federal. Investigação apura fraudes no Carf

Por Eduardo Gonçalves Atualizado em 28 jul 2016, 18h54 - Publicado em 28 jul 2016, 13h26

A Justiça Federal aceitou nesta quinta-feira denúncia contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas em mais um desdobramento da Operação Zelotes, que investiga a compra de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Entre elas, estão ex-servidores da Receita, dirigentes do banco e advogados. Eles foram denunciados por corrupção ativa e passiva.

As apurações mostraram que o grupo suspeito de corromper integrantes do Carf conversou com executivos do banco sobre um “contrato” para anular um débito de 3 bilhões de reais com a Receita Federal. Em relatório, a PF já havia apontado que Trabuco e outros dois executivos da instituição se encontraram com emissários da organização criminosa para discutir a atuação no órgão. Os indiciamentos são pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

“Está demonstrada até agora a plausibilidade das alegações contidas na denúncia em face da circunstanciada exposição dos fatos tidos por criminosos e as descrições das condutas”, escreveu o juiz Vallisney de Souza Oliveira. Ao receber a denúncia, o magistrado fixou o prazo de 20 dias para a defesa dos réus se manifestar no processo.

 

Em nota, o banco voltou a negar as irregularidades. “O Bradesco reitera sua convicção de que nenhuma ilegalidade foi praticada por seus representantes e, em respeito ao rito processual, apresentará oportunamente seus argumentos ao poder Judiciário”, disse a instituição.

Confira a lista de réus: 

Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco

Luiz Carlos Angelotti, diretor de Relação com Investidores do Bradesco

Continua após a publicidade

Domingos Figueiredo de Abreu, diretor vice-presidente do Bradesco

Mário da Silveira Teixeira Júnior, ligado ao Conselho de Administração do Bradesco

Eduardo Cerqueira Leite, servidor da Receita

Mário Pagnozzi Júnior, consultor e advogado

José Teruji Tamazato, consultor e advogado

Jorge Victor Rodrigues, ex-conselheiro do Carf

Lutero Fernandes do Nascimento, servidor da Receita

Jefferson Ribeiro Salazar, ex-servidor da Receita

 

Continua após a publicidade
Publicidade