Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Operação Conclave investiga venda de ações do banco Panamericano

Cerca de 200 policiais estão nas ruas cumprindo 46 mandados de busca e apreensão expedidos na Operação Conclave

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, a Operação Conclave. Em nota, a PF informa que o objetivo da ação é investigar a aquisição possivelmente fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. O inquérito instaurado apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal (CEF) na gestão fraudulenta, além de investigar possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.

Cerca de 200 policiais federais estão nas ruas cumprindo 46 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília/DF.

O inquérito investiga a responsabilidade de gestores da Caixa, com possíveis “expressivos prejuízos ao erário federal”, segundo comunicado.

Uma das linhas de investigação mira a atuação de agentes públicos responsáveis diretos pela assinatura dos pareceres, contratos e documentos para a compra e venda de ações do Banco Panamericano pela Caixapar, com a posterior negociação do Panamericano pelo Banco BTG Pactual S/A. 

Também estão na mira da Polícia Federal as consultorias contratadas para legitimar os negócios realizados e os empresários que contribuíram para os crimes apurados.

Os investigados responderão por gestão temerária ou fraudulenta, previstos nos artigos 4º e 5º da Lei nº7.492/86, além de outros crimes que possam vir a ser descobertos. As penas podem chegar a 12 anos de reclusão.

O nome da operação, Conclave, faz alusão ao ritual que ocorre a portas fechadas entre cardeais na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher um novo papa para a Igreja Católica.

Diferentemente do que a Polícia Federal divulgou nesta quarta-feira, a Justiça não decretou o bloqueio de 1,5 bilhão de reais de alvos das medidas cautelares. A PF solicitou a indisponibilidade e bloqueio no montante de 1,5 bilhão de reais, mas a Justiça, no entanto, não acolheu o pedido.

Defesa

Em relação à Operação Conclave, a Caixapar informa que está em contato permanente com as autoridades, prestando irrestrita colaboração com os trabalhos, procedimento que continuará sendo adotado pela empresa.

O Banco PAN, novo nome da instituição desde 2013, publicou nota em seu site destinado a investidores confirmando que agentes da PF estiveram em sua sede na manhã desta quarta-feira. “A Companhia esclarece que está colaborando com as investigações e que tal fato não tem nenhuma relação com a gestão atual ou com suas operações e comunicará ao mercado qualquer informação relevante sobre o assunto”, diz trecho do comunicado.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ronalde Segabinazzi

    Silvio Santos vem aí, lá, lá, lá,lá.

    Curtir

  2. Operação Lava Banco: Já,já vão chegar no Banco Renner de propriedade de Edir Macedo dono da Universal, Pois é ,vocês sabiam que Edir Macedo é dono de Banco? Detalhes: Igrejas não pagar impostos e nem todos os Dízimos e ofertas não são declarados na receita federal.

    Curtir

  3. Sergio Bertoni

    Há aí! Mas, mas, mas eu sou inocente
    Há ai! Eu sou amigo do Lula mas, mas, mas, mas
    Já sei, Raquel Sheherazade quem denunciou, já sei foi ela
    Quem quer dinheiro ooooooh!

    Curtir

  4. Laura Adelina da Conceicao

    vamos relembrar o caso: através uma operação tão nebulosa quanto Pasadena, e com a traficância do Lula (e os tais encontros secretos com $$?), que era Presidente da Republica, $ílvio $antos vendeu seu banco falido à CEF – agora vamos saber quanto o PT levou “por fora” nessa malandragem.

    Curtir

  5. Edir Macedo apoiou Dilma e o PT na campanha presidencial, em troca Dima Rousseff baixou um decreto aprovando a participação estrangeira de até 49% no capital social do Banco Renner; foi assim que Edir Macedo forneceu um endereço de uma das suas residências no exterior e comprou o Banco Renner. VEJA bem Edir Macedo é brasileiro ; entenderam???

    Curtir

  6. Napoleao Gomes

    Exatamente 22 dias antes de ser noticiada a falência do Panamericano, Silvio Santos foi recebido oficialmente em audiência pelo Lula (aquele), no Palácio do Planalto. KKK Segundo as notícias, kkk, falaram sobre o Teleton, kkk!!!

    Curtir

  7. O Baú tem pólvora…Será…?

    Curtir

  8. Edival Galindo Medeiros

    Quem quer dinheiro? Quem quer dinheiro?

    Curtir

  9. Avelino de Freitas Neto

    Uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA esteve no comando do Brasil. Alguma dúvida?

    Curtir

  10. Ataíde Jorge de Oliveira

    => 5_BiLLhõE$ <=
    Por : "Uma_BoLLiNhA de PaPeLL"
    Jü$PTO — Na CARECA — do Careca Zé_SERRA.rs.R$.rs.R$

    Curtir