Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU procura arrecadar 7,7 bilhões de dólares para ajuda de emergência

A ONU precisa de 7,7 bilhões de dólares para fornecer ajuda de emergência a 51 milhões de vítimas das mudanças climáticas, da crise econômica ou da urbanização, em 16 países diferentes, indicou nesta quarta-feira a coordenadora da ajuda humanitária da ONU, Valerie Amos.

“Situações de emergência causadas ou agravadas pelo impacto das mudanças climáticas, pela insegurança em relação aos alimentos e à água, pela crise econômica e política, pelas migrações, urbanização e pelo rápido crescimento demográfico afetam milhares de pessoas”, declarou Amos, chefe do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).

“O principal motivo deste chamado é garantir que a ajuda chegue a tempo e de modo eficaz”, acrescentou em uma coletiva de imprensa para lançar este chamado para arrecadar fundos.

Estes fundos são considerados necessários para financiar ajuda humanitária de emergência a 16 países: Afeganistão, República Centro-Africana, Chade, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Djibuti, Haiti, Quênia, Níger, os territórios ocupados palestinos, Filipinas, Sudão do Sul, Somália, Sudão, Iêmen e Zimbábue.

A OCHA terá como responsabilidade a coordenação desta ajuda. Uma parte importante da mesma será destinada às vítimas da fome e da seca no Chifre da África.