O carro elétrico da Apple pode ser o maior rival da Tesla
Assim como o iPhone, o iPod e o iPad revolucionaram o mercado, o iCar ultrapassaria o veículo de Elon Musk na bateria e em tecnologia

Em janeiro deste ano, Herbert Diess, CEO da Volkswagen, vaticinou: “Nosso futuro está em nos tornarmos uma empresa de tecnologia digital”. Onde se lê “futuro”, entenda sobrevivência. Com seu carro elétrico de design futurista, integração digital e tecnologia semiautônoma, a Tesla se tornou a mais valiosa montadora do mundo, ultrapassando todas as gigantes multinacionais, inclusive a Volks. Porém, no mercado, assim como tudo na vida, toda glória é passageira e sempre pode aparecer algo ou alguém que saiba fazer melhor.
A notícia da Reuters de que a Apple estaria desenvolvendo um carro elétrico superior ao de Elon Musk, multibilionário fundador da Tesla e também da SpaceX, não surpreendeu os analistas de Wall Street – afinal, empresas de tecnologia americanas e chinesas estão estendendo seus tentáculos para todos os lados –, mas levantou a seguinte pergunta: seria a vitoriosa companhia fundada por Steve Jobs, e hoje comandada por Tim Cook, capaz de superar o carro da Tesla, que já está no mercado e tem anos de testes à frente?
Os mais céticos dizem que não, mas a maioria acha melhor nunca apostar contra a Apple, empresa que lançou a segunda geração de celulares, o iPhone, arrasando líderes do mercado como Motorola e Nokia. A Apple é uma big tech com tradição de ultrapassar na curva quem largou na frente. O coração dos carros elétricos não está no motor, mas na bateria que o alimenta. Uma bateria de longa autonomia permitiria que o usuário quase nunca precisasse recarregar fora de casa, mesmo em viagens mais longas. Além disso, o histórico dos produtos da Apple em design e funcionalidade a colocaria na liderança de um mercado em que essas qualidades são especialmente atraentes para os consumidores.
Por outro lado, as empresas de Musk são estrelas em ascensão, queridas do público e do mercado. A SpaceX tem parceria com a Nasa, a agência espacial para a qual ela tem levado carga e astronautas ao espaço. Em novembro, a rede de satélites Starlink, da mesma SpaceX, passou a fornecer internet rápida para o norte dos Estados Unidos e sul do Canadá. O carro elétrico da Tesla é operacional e tem se saído bem nos testes de pleno funcionamento autônomo.
Um analista ouvido pela Bloomberg coloca suas fichas na possível parceria entre a gigante dos celulares e umas das grandes montadoras com o objetivo de ganhar escala mundial. O primeiro iCar poderia ser, por exemplo, um Apple Volks iCar. Musk disse que, anos atrás, quando seu veículo elétrico ainda estava nos primórdios, ele procurou vendê-lo a Tim Cook, que se recusou até a ouvir a proposta. Portanto, seja quem for o parceiro da Apple, se houver um, dificilmente será a Tesla. Ou não? Provavelmente saberemos antes que 2021 termine
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)