Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Número de alunos confirmados para o Enem é o menor desde 2005

Pandemia intensificou perda de vínculo com estudos e menos jovens se sentem seguros em realizar exame para ingressar na universidade

Por Ricardo Ferraz 24 jul 2021, 15h50

O Inep, instituto ligado o Ministério da Educação, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, divulgou, na sexta-feira, 23, o número de estudantes que tiveram as inscrições confirmadas para a edição de 2021 do EnemAo todo, 3.109.762 irão realizar a prova nas versões impressa e digital. É o menor quantitativo desde 2005. 

Segundo o Inep 4.004.764 pessoas haviam se inscrito fazer a prova esse ano, mas é preciso validar o cadastro por meio do pagamento da taxa de 85 reais, ou a partir da isenção da tarifa por motivos sócio-econômicos. Os candidatos que efetivamente confirmaram a inscrição correspondem a 77,5% do total.

Na comparação com a edição do ano passado, marcada por sucessivos adiamentos e por problemas na aplicação do exame, o número de inscritos é 34% menor.”Aqueles que não participaram da edição passada porque não se sentiram preparados, ou ficaram com medo de contágio por Covid-19, não puderam manter o pagamento da taxa para esse ano”, destaca Claudia Costin , diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV-RJ.

O número também reflete o longo período em que as escolas permaneceram fechadas. Segundo levantamento da representação da Unicef no Brasil, a média mundial em que os estabelecimentos de ensino baixaram as portas é de 22 semanas. No Brasil o número é de 53 semanas. “Os alunos que normalmente iriam prestar o Enem não se sentiram preparados.Os jovens vindos das famílias mais desfavorecidas perderam o vínculo com o estudo”, pontua Costin. “Esse público tende a integrar a turma dos nem-nem, aquele pessoal que nem trabalha, nem estuda”, completa.

Continua após a publicidade

Esse ano, as duas versões da prova (digital e escrita) serão aplicadas nas mesmas datas: 21 e 28 de novembro. O prazo final para o pagamento da taxa de inscrição termina na segunda-feira, dia 26.  

 Para verificar a situação da inscrição é necessário acessar a Página do Participante, no site do Inep:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.