Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo deslizamento interdita Rio-Santos entre o Rio e Angra dos Reis

Um novo deslizamento na Rodovia Rio-Santos interrompeu, na madrugada desta terça-feira, o trânsito entre o Rio e Angra dos Reis, no litoral sul do estado. Duas pedras, de 15 e 25 toneladas, rolaram sobre a pista na altura do condomínio Porto Galo, fechando totalmente a estrada. De acordo com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), as pedras foram retiradas do local pela manhã, mas o trânsito continua em apenas uma pista, por precaução. No momento do deslizamento, chovia forte na capital e no sul do estado.

O ponto do deslizamento é o mesmo onde, em 8 de abril, quando o estado do Rio foi atingido por fortes chuvas, uma rocha de 80 toneladas interrompeu a passagem entre a capital e as cidades de Angra e Paraty. “A pista está livre, mas como aquela encosta ainda tem muitas pedras, estamos operando o trânsito em sistema ‘pare-e-siga’. Na semana passada já tínhamos removido, com explosões, duas pedras de 50 toneladas naquele trecho da estrada”, explicou o supervisor da unidade local do Dnit em Angra, Arysson Siqueira Silva.

A chuva que caiu durante a madrugada elevou o nível de atenção do sistema Alerta Rio, que monitora o risco de alagamentos na capital. Todo o município do Rio está em estado de atenção, que significa possibilidade de chuva ocasionalmente forte nas próximas horas. Para o risco de deslizamentos, o Alerta Rio informava, às 10h15 desta terça-feira, que havia risco médio apenas nas zonas sul e oeste. No restante da cidade, o risco era baixo.