Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova chapa do DCE da UnB ouve xingamentos em posse

Aliança pela Liberdade derrotou sete concorrentes e pôs fim ao domínio histórico de grupos de esquerda no diretório

A nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) tomou posse nesta terça-feira sob protesto de alguns alunos. Primeiro grupo apartidário e não-esquerdista a comandar a entidade em cinco décadas de história, a Aliança pela Liberdade foi eleita na semana passada, derrotando sete concorrentes socialistas.

Representantes de outros grupos políticos que compareceram à posse ofenderam integrantes da nova diretoria. “Reacionário de m…” e “Vá se f…” foram algumas das expressões ouvidas. Uma estudante foi ovacionada ao criticar a presença da Polícia Militar dentro do câmpus, como defendem os vencedores da eleição. Apesar das manifestações, a maior parte dos presentes aplaudiu a chapa vencedora.

No discurso de posse, Davi Brito prometeu trabalhar por melhorias estruturais na universidade. “Somente com o rompimento de preconceitos ideológicos poderemos garantir mais recursos para a pesquisa”, disse, em referência às parcerias com entidades privadas. Davi também rebateu as tentativas de demonização do grupo: “Nós somos mais do que rótulos. Somos princípios”.

Durante a posse, os novos ocupantes do DCE entregaram declarações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comprovando que os integrantes da nova diretoria não pertencem a qualquer partido político.

LEIA TAMBÉM:

Os tumultos causados pelos rebeldes sem causa da USP