Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

No norte do Paraná, grandes propriedades predominam

Expedição de VEJA segue de Guarapuava (PR) para Três Lagoas (MS); no norte do Paraná, pequenas e médias fazendas sumiram do cenário

A Expedição VEJA está no caminho entre Guarapuava (PR) e Três Lagoas (MS). E, à medida que nosso ônibus ruma para o norte, a paisagem se altera. Nas proximidades de Guarapuava, predominavam as pequenas e médias propriedades rurais, algumas delas com criação de gado. Vilas de casas simples margeavam a rodovia. O oeste do Paraná, mais próximo à divisa com o Paraguai, também abriga reservas dos índios Guarani.

Nas proximidades de Campo Mourão (PR), o panorama começou a se alterar: surgiram propriedades gigantescas, que se estendem até a linha do horizonte e trabalham com maquinário de primeira qualidade. É esta a paisagem típica do norte do Paraná.

Parte da produção da área é da Coamo, a maior cooperativa agrícola da América Latina. O milho e a soja são as principais culturas na região de Campo Mourão. Mais adiante, nas proximidades de Maringá, surgem as primeiras plantações de cana.

​Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

Maringá, onde fizemos uma parada para o almoço, é uma cidade rica e com alto nível de consumo. O município tem índices sociais acima da média do Estado. Apenas 1,7% da população estava abaixo da linha da pobreza no último levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), feito com base nos dados de 2010.

A Expedição VEJA deve chegar a Três Lagoas (MS) na noite desta segunda-feira. Converse conosco utilizando a hashtag #expedicaoveja nas redes sociais.

Leia também:

Empresa de Guarapuava (PR) adota método de trabalho do Google

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP