Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Movido a petróleo

Expedição VEJA chega ao Rio de Janeiro, 15ª unidade da federação visitada por nossa equipe. Aqui, cadeia do petróleo responde por 65% das exportações

O ônibus da Expedição VEJA chegou ao Estado do Rio de Janeiro na tarde deste domingo. É a 15ª unidade da federação visitada pela nossa equipe – e a última antes do retorno ao Estado de São Paulo.

A falta de chuvas que pode causar o desabastecimento de água na cidade de São Paulo também se reflete no Rio de Janeiro: o Rio Paraibuna, que faz a divisa com Minas Gerais, está visivelmente abaixo do nível normal. Há apenas pedras em grandes trechos que antes eram cobertos pela água.

O Rio de Janeiro tem o terceiro maior PIB per capita do Brasil (ou o segundo, se desconsiderado o Distrito Federal). Como em grande parte dos casos mostrados pela Expedição VEJA, o desenvolvimento econômico do Estado depende do aproveitamento adequado de vantagens geográficas. No caso do Rio de Janeiro, o petróleo é o principal produto de exportação.

Leia também:

Na pista para negócio

A existência do valioso recurso natural ajuda a impulsionar a economia do Estado como um todo: a complexa tecnologia necessária para a extração do petróleo em águas profundas necessita de profissionais com um alto grau de especialização, o que, por sua vez, exige boas instituições de ensino e centros de pesquisa. E isso não pode existir em cidades sem uma infraestrutura adequada.

Nosso ônibus deixou Sete Lagoas (MG) no início da manhã. No Rio de Janeiro, vamos visitar a cidade de Porto Real, que se destacou na última década pela chegada de grandes indústrias. Tem algo a dizer sobre Porto Real? Fale com nossa equipe utilizando a hashtag #expedicaoveja nas redes sociais.

Leia também:

O Pequi da discórdia

Sete Lagoas: nascida para o alto

O Ciclo do Ouro não acabou em Minas

Saiba quando a Expedição VEJA vai chegar a cada cidade
Datas* Cidade
6/5 Jundiaí/SP
7/5 Joinville/SC
9/5 Não-me-toque/RS
11/5 Guarapuava/PR
12/5 Três Lagoas/MS
14/5 Rondonópolis/MT
15/5 Sorriso/MT
17/5 Barra do Garças/MT
18/5 Brasília/DF
19/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
21/5 Cristino Castro/PI
22/5 Picos/PI
23/5 São Gonçalo do Amarante/CE
25/5 Iguatu/CE
26/5 Petrolina/PE
28/5 Irecê/BA
29/5 Janaúba/MG
30/5 Sete Lagoas/MG
1/6 Porto Real/RJ
3/6 São José dos Campos/SP