Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moro se irrita com advogados de Lula e grita em audiência

Depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral foi marcado por interrupções e embate entre os defensores do ex-presidente e o magistrado

O depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral como testemunha no processo contra o ex-presidente Lula, nesta segunda-feira, entrou para a história da Operação Lava Jato como a primeira vez em que o juiz federal Sergio Moro gritou em uma audiência. Depois de dois anos e meio de rotineiras oitivas na 13ª Vara Federal de Curitiba, o magistrado se irritou com as sucessivas questões de ordem pedidas pela defesa de Lula enquanto o Ministério Público Federal e ele próprio questionavam Delcídio.

Após as perguntas da defesa de Lula e o início dos “esclarecimentos do juízo”, como diz Moro, os advogados do petista passaram a reclamar que as questões do juiz e as respostas de Delcídio do Amaral abordariam pontos fora do processo e, assim, demandariam novas perguntas pela defesa.

Veja também

Cristiano Zanin Martins, Roberto Teixeira, Jair Cirino dos Santos, José Roberto Batochio e Juarez Cirino dos Santos representaram Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia diante de Sergio Moro.

Quando o magistrado questionou o ex-senador sobre a mudança na lógica de indicações à diretoria da Petrobras a partir do enfraquecimento do governo Lula no mensalão, um dos advogados do ex-presidente o interrompeu e, então, travou-se o seguinte diálogo:

Advogado de Lula: Eu sou obrigado a pedir de novo uma questão de ordem. A questão é muito simples, Vossa Excelência está violando o princípio da ampla defesa, está perguntando à testemunha sobre fatos que não foram objeto da inquirição de hoje e está daí criando a necessidade de novas perguntas por parte da defesa, se vossa excelência permitir, senão fica um desequilíbrio no processo.

Sergio Moro: Tem uma ordem legal, doutor, de oitiva, primeiro Ministério Público, depois defesa e esclarecimentos do juízo.

Advogado de Lula: Mas o juízo só pergunta sobre questões que forem objeto da inquirição e pontos não esclarecidos

Sergio Moro: [levantando a voz] Essa é a posição do juízo, doutor. Neste caso, é o que estou fazendo.

Advogado de Lula: Mas não é a posição do código de processo, é uma coisa que o senhor não pode fazer

Sergio Moro: Como eu presido essa audiência, então eu entendo que eu posso fazer na minha interpretação.

Advogado de Lula: Então fica o protesto da defesa contra o comportamento de Vossa Excelência, que viola o código de processo penal.

Sergio Moro: Na sua interpretação, doutor. Na interpretação correta do código, o juiz pode fazer…

Advogado de Lula: Na interpretação de todos que trabalham com processo penal. Somos professores de processo penal.

Sergio Moro: Tá ótimo então, eu vou seguir com minhas indagações aqui, se a defesa permitir, evidentemente…

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A contratação de tantos advogados dá a impressão de se tratar de lavagem de dinheiro semelhante a prática comum dos corruptos na contratação de assessorias

    Curtir

  2. João Santos

    Honorários recebidos com o dinheiro da corrupção. A lei devia exigir que os julgados demonstrassem a origem da grana paga aos advogados milionários, como o tal de Kaká.

    Curtir

  3. Daqui a pouco o Reinaldo Azevedo vem aqui defender os advogados…quer porque quer achar uma peninha contra Sergio Moro…

    Curtir

  4. Adriano Cassone

    Pois bem, se o Lula é pobre e não tem bens em seu nome, como ele faz para pagar os altíssimos honorários das dezenas de advogados que ele tem não sö aqui como no exterior. Fica a fica para a polícia Federal investigar a procedência deste dinheiro…

    Curtir

  5. Maria Eduarda Nunes

    Esse é bem o jeito petralha de interromper a fala do outro, pra que esse perca o seu raciocínio e cometa algum tipo de erro! Provocam ao máximo a fim de forçar uma reação exasperada… e sempre conseguem!! É muito, muito, muito, difícil ter estômago pra lidar com esse tipo de gente! E esse tipo de coisa com toda certeza, provoca boas risadas no demonio de night finger!!!

    Curtir

  6. João carlos

    Sr. Juiz SÉRGIO MORO não entre no jogo da desconstrução desses ladrões é o que o PT e o bandido Mor sempre fizeram na política e infelizmente temos advogados de bandido que também jogam sujo.

    Curtir

  7. aguiar lopes

    Investiguem estes defensores do Lula , certamente todo defensor de corruptos, no “fundo” são corruptos também , no mínimo tem conta no exterior , no nome de laranjas é claro , de advogados a réus . mais um novo processo … Sergio moro não é bobo , policia federal neles vamos passar o Brasil a limpo .. é claro que advogado correto justo não vai defender corruptos ..

    Curtir