Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moro diz que Teori foi ‘herói’ e Toffoli não comenta relatoria

Autoridades do Judiciário comparecem ao velório do ministro do STF em Porto Alegre. Michel Temer e Cármen Lúcia devem chegar à tarde

Autoridades do Judiciário chegaram na manhã deste sábado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, onde acontece o velório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo na quinta-feira. O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância em Curitiba, o ministro do STF Dias Toffoli e o presidente do TRF-4, Luiz Fernando Wowk Penteado, falaram brevemente à imprensa antes de seguirem ao plenário do tribunal.

Moro ressaltou “qualidade, importância e relevância dos serviços” do ministro no Supremo e classificou a relatoria da Lava Jato no STF como “situação difícil”. “Foi um verdadeiro herói e há uma grande desolação na magistratura”, disse o juiz federal. No dia da morte do ministro, Sergio Moro declarou que “sem ele, não teria havido Lava Jato”.

Emocionado, Dias Toffoli afirmou que a morte de Teori é “uma perda para a nação brasileira e o Poder Judiciário”. ” A simplicidade dele, a humildade, marcarão para sempre a Justiça brasileira e nós tivemos a oportunidade de desfrutar sua amizade. É uma perda que nos abala e estamos sofrendo muito. Não poderia deixar de vir aqui dar um beijo nesse grande amigo”, lamentou o ministro do STF, que disse não ser o momento de falar sobre o sucessor de Teori Zavascki na relatoria da Lava Jato.

O presidente do TRF-4, por sua vez, acredita que a morte de Teori não deve prejudicar a Lava Jato. “As investigações correm por impulso do Ministério Público e sob controle da Polícia Federal. Certamente há juízes no país com condições de assumir as funções. Teori deixa uma lacuna, mas há juízes capacitados, com condição de levar adiante e com êxito as investigações e processos”, comentou Luiz Fernando Penteado.

O presidente Michel Temer chegou ao velório de Teori por volta das 13h25. A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, e outros quatro ministros do STF também devem comparecer.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Geroldo Zanon

    O TOFFOLI não falou que o LULA matou oTEORI

    Curtir

  2. Carlos Marques

    Reinaldo Azevedo já fez a investigação dele, e concluiu que não houve nada… No maximo, foi suicídio… Podemos ficar tranquilos…

    Curtir

  3. Paulo Roberto de Carvalho

    O Juiz VAllisney De Brasilia éo indicado perfeito para o STF para fazer dupla com Moro. Seriam implacaveis com os bandidos.

    Curtir

  4. Muita falsidade e mentira. Tudo para dar uma imagem boa. Por traz todos sabem que Teori foi apontado por Dilma para proteger o PT. Parem de ficar endeusando o Teori. O cara era esperto e atrasou a Lava Jato de proposito.

    Curtir

  5. Paulo Roberto de Carvalho

    Se o Levandovisck nāo tivesse feito aquela lambança toda no impeachment poderia até esta cotado para relatoria. Mas acovardou-se.

    Curtir

  6. Heroi, porque morreu? Ser homenageado pelo mau caráter Tóffoli?

    Curtir

  7. Francisco Fernandes

    CARMEN LUCIA TEM QUE AVOCAR OS AUTOS E HOMOLOGAR IMENDIATAMENTE ESSA DELAÇÃP

    Curtir

  8. Elizabete Oliveira Gomes

    Só sei que quando Dilma era presidente e só o PT aparecia nas delacoes ninguém morria….foi só Temer assumir e aparecer o PMDB e o PSDB nas delacoes pra mortes começarem a aparecer….

    Curtir