Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Milhares de pessoas protestam contra cúpula do G20 na França

Nice, 1 nov (EFE).- Cerca de dez mil pessoas, segundo os organizadores, se reuniram nesta terça-feira no centro da cidade francesa de Nice para protestar contra a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes) que começa na próxima quinta-feira em Cannes.

De acordo com a Polícia, a manifestação, que durou duas horas e interrompeu o serviço de transporte público no centro da cidade, contou com a participação de menos de cinco mil pessoas.

O protesto terminou sem grandes incidentes e a Polícia só precisou intervir para apagar um colchão no qual alguns manifestantes haviam ateado fogo.

Um porta-voz da organização antiglobalização Attac, Aurélie Trouvé, disse à Agência Efe que na manifestação houve uma grande ‘presença internacional, representantes de dezenas de organizações e movimentos, muitos deles chegados de fora da França, em particular de países vizinhos como Itália e Espanha, mas também da América Latina e dos Estados Unidos’.

Trouvé lembrou que os ‘indignados’ espanhóis decidiram fazer escala em Nice coincidindo com a cúpula do G20 de Cannes em sua marcha em direção a Atenas, e também fez alusão à presença de representantes do movimento americano de ocupação de Wall Street.

A manifestação convocada hoje é a primeira de uma série de atos de protesto que as organizações ativistas convocaram em paralelo à cúpula do G20, que será realizada em Cannes na próxima quinta-feira e sexta-feira. EFE