Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mianmar tem primeiro Orgulho Gay no Dia Internacional contra Homofobia

O primeiro evento do Orgulho Gay da história de Mianmar foi realizado nesta quinta-feira, Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, informaram os organizadores do evento.

Cerca de 400 pessoas se reuniram em um auditório de um hotel de Yangun, na noite de quinta-feira para assistir a performances, ouvir discursos e música, segundo um jornalista da AFP.

“Nós temos nos preparado para este evento há muito tempo”, disse à AFP o maquiador Min Min.

O código penal colonial, que proíbe o sexo entre pessoas do mesmo sexo, não é aplicado realmente, mas, segundo defensores dos direitos dos homossexuais, as autoridades o utilizam como meio de discriminar alguns cidadãos.

Ao contrário do que acontece em outros países com leis mais liberais, nenhum desfile foi organizado nas ruas das quatro cidades do país que realizaram eventos autorizados pelo governo.

“No passado, teria sido considerado que uma multidão era contra o governo e participava de algo comparável a um ato de protesto”, explicou Aung Myo Min, do Instituto de Educação sobre os Direitos Humanos do Mianmar.

O Dia Internacional contra a Homofobia é comemorado desde 17 de maio de 1990. Naquele dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou sua classificação de doenças e problemas de saúde, sem considerar a homossexualidade como uma “desordem sexual”.