Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Megaoperação devolve 28 pinguins ao mar de Búzios

Animais, da espécie Magalhães, eram provenientes da Patagônia, na Argentina

Uma megaoperação foi armada nesta sexta-feira para que 28 pinguins pudessem ser devolvidos ao mar, na cidade de Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Dois caminhões, uma lancha, três técnicos de ambiente e uma bióloga deram início aos trabalhos às 7h30, quando os animais, da espécie Magalhães, começaram a ser soltos a uma distância de dez milhas da costa, na altura das ilhas Âncora e Gravatás.

Apesar do esforço, a bióloga e secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad, admite que é pequena a chance de os pinguins conseguirem retornar ao seu local de origem – a Patagônia, na Argentina. A expectativa é que eles sejam levados por correntes em direção ao sul. Esses animais foram tratados durante 45 dias pelo Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), localizado na Praia das Caravelas, onde chegaram quase mortos. Há, ainda, oito pinguins sendo tratados no local.

Pinguins foram soltos a uma distância de dez milhas da costa Pinguins foram soltos a uma distância de dez milhas da costa

Pinguins foram soltos a uma distância de dez milhas da costa (/)