Clique e assine com 88% de desconto

Marina Silva lidera em todos cenários para 2018, diz Datafolha

Em um eventual segundo turno entre Marina Silva e Lula, ela teria uma diferença de nove pontos a seu favor

Por Da Redação - Atualizado em 12 dez 2016, 08h15 - Publicado em 12 dez 2016, 08h03

A ex-senadora Marina Silva (Rede) lidera a corrida presidencial, em todos os cenários de segundo turno, para as eleições de 2018. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo. Em todos os cenários de primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera. Em um eventual segundo turno entre os dois, Marina teria uma diferença de nove pontos a seu favor.

A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. Em duas simulações de primeiro turno apresentadas, uma com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e outra com o senador paulista José Serra como candidatos do PSDB, Marina ficaria com uma das vagas para o segundo turno, ao lado de Lula.

Em um cenário com como candidato tucano, ela teria 15% das intenções de voto, contra 11% do senador mineiro, o que configura empate técnico na segunda colocação. Em outra simulação, em que o juiz federal Sérgio Moro é apresentado como candidato, ambos teriam 11%, contra 24% de Lula.

Quando à intenção de voto em um segundo turno contra os tucanos, a vantagem de Marina é de pelos menos vinte pontos percentuais. Essa margem seria alcançada contra José Serra: 47% contra 27%.

Publicidade

Leia também:
Governo vai ‘mostrar trabalho’ para reagir à crise política
STF aceita abrir mão de atribuições jurídicas para fazer política

Rejeição

A pesquisa mostra que o candidato com maior rejeição é o presidente Michel Temer (PMDB). De acordo com o levantamento, 45% dos eleitores não votariam nele. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 44%, o que configura empate técnico. soma 30%.

Publicidade