Marcha da maconha reúne 200 pessoas no Rio, diz PM

Por Bernardo Moura
Rio – Cerca de 200 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, participam nesta terça-feira da marcha da maconha, que pede a legalização da droga no País, na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo. Em sua maioria jovens, os manifestantes cantam: “um, dois, três, quatro, cinco mil, vamos legalizar a maconha no Brasil”.
Trinta policiais militares e homens da guarda municipal acompanham o grupo. A marcha começou às 16h20, horário que, segundo os organizadores, é conhecido mundialmente como adequado para fumar a erva. O colombiano Ruben Baqueiro, que veio à cidade para a Rio+20, acha absurda a criminalização. “A sociedade tem que entender que a maconha não causa dano”, disse Baqueiro.
Um dos organizadores do movimento, o sociólogo Renato Cinco defende a liberação do consumo da erva. “A maconha tem vários usos. As pessoas só conhecem o uso recreativo. Com a proibição, o mercado da droga vira um monopólio do crime, que rende milhões de dólares para os criminosos. Se legalizarmos, vamos diminuir a violência”, opinou.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.