Maranhão confirma sete feridos em ataque a aldeia indígena
Informação de conselho indigenista era de que havia 13 feridos, entre os quais 2 índios com mãos decepadas. Governo diz que 3 pessoas seguem internadas

O governo do Maranhão informou no início da noite desta segunda-feira que o conflito entre moradores da região de Povoados das Bahias, na cidade de Viana (MA), e índios da etnia gamela deixou sete pessoas feridas – e não 13, conforme informação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
De acordo com o governo de Flávio Dino (PCdoB), que classificou o ataque como “lamentável violência”, “durante o confronto, sete pessoas ficaram feridas, sendo cinco gamelas e dois não-gamelas”.
Ao contrário da informação do Cimi, segundo o qual dois índios tiveram as mãos decepadas e outros cinco foram baleados, a nota oficial não cita este tipo de ferimento e diz apenas que “um dos gamelas teve fratura exposta nas mãos, foi operado e continua internado”. Dos sete feridos, segundo o governo maranhense, três seguem internados.
Ainda de acordo com o comunicado, “a Polícia Militar do Maranhão atuou imediatamente” após ter sido informada do conflito e evitou uma “tragédia”. Policiais permanecem no local do ataque com reforço no efetivo, diz o governo.
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública já instaurou inquérito para investigar as condições em que o conflito ocorreu. Equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular também está sendo deslocada para a área em conflito”, diz a nota.
O governo do Maranhão afirma ter encaminhado ofício ao Ministério da Justiça, “pois compete ao Governo Federal definir se as terras em questão são indígenas ou não”.
O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, determinou o envio de uma equipe da Polícia Federal ao local com o objetivo de evitar mais conflitos. O governo federal também ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)