Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manifestantes cercam Prefeitura antes de evento em SP

Por Anne Warth

São Paulo – Cerca de 200 manifestantes que protestam contra o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estão em frente à prefeitura da capital paulista, onde ocorrerá a cerimônia de entrega da Medalha 25 de Janeiro à presidente Dilma Rousseff, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a Alckmin.

Tradicionalmente, eventos que contam com a presença de um presidente da República são cercados por grade, mas devido à presença dos manifestantes a Polícia Militar reforçou o número de homens e cercou toda a área de entrada da prefeitura.

Os manifestantes usam carro de som e gritam palavras de ordem contra a desocupação dos moradores da comunidade Pinheirinho, em São José dos Campos, e contra a ação da PM na Cracolândia. Eles levam faixas com os dizeres “Basta de dor e sofrimento na Luz” e carregam também bandeiras do PSOL, PSTU e Conlutas.

Mais cedo, o prefeito Gilberto Kassab enfrentou protesto do mesmo grupo na Catedral da Sé, onde foi celebrada a missa em celebração ao 458.º aniversário de fundação da cidade de São Paulo. Os manifestantes se posicionaram em frente às três saídas da igreja para protestar contra o prefeito. Ao deixar a Sé pelos fundos, Kassab entrou em um carro que foi cercado pelos manifestantes. Para dispersá-los, a PM usou gás pimenta e cassetetes.