Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mais de dois milhões celebram dia de São Patrício em Nova York

Mais de dois milhões de pessoas se reuniram neste sábado, em Nova York, para comemorar o dia de São Patrício, patrono da Irlanda, enquanto em Washington, o presidente americano, Barack Obama, visitou um autêntico bar irlandês para degustar uma cerveja.

“Todo mundo parece amar os irlandeses e quer participar da festa”, afirmou Mary Kiernan, irlandesa de 55 anos, que lembrou de festas muito mais modestas em sua terra natal.

“Assistíamos à missa, depois víamos o desfile da cidade mais próxima. Não era tão grande, mas era bom”, relatou. “Mas adoro isto”, assegurou, em meio a uma maré de pessoas com camisetas, chapéus, colares e falsas barbas verdes que dançavam ao som de cornetas e tambores.

Enquanto isso, em Washingron, o presidente Barack Obama entrava no bar Dubliner e degustava uma cerveja. “EUA! EUA!” gritaram alguns de seus fãs, para depois emendar, “Quatro anos mais!”, em alusão à candidatura de Obama à reeleição para a Casa Branca.

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas no mundo tenham raízes irlandesas e o dia do patrono do país virou uma festa global. Nos Estados Unidos, são 34 milhões de descendentes, entre os quais o prório Obama, que afirmam ter ascendência irlandesa, um número oito vezes superior ao da população da pequena república.

O presidente americano receberá na próxima terça-feira a Washington o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny. “Os Estados Unidos e a Irlanda compartilham sólidas relações bilaterais, vínculos culturais fortes e o compromisso com uma mudança positiva do mundo”, afirmou nesta sexta-feira a Casa Branca em um comunicado no qual anunciava a visita de Kenny.