Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula diz que lançou PAC-2 agora por ‘responsabilidade’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que foi ‘responsável’ ao lançar o Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC-2). Em entrevista à rádio Tupi, ele afirmou que “poderia ter deixado o PAC-2 para quem ganhasse as eleições. Não precisava fazer, mas fiz por responsabilidade”.

De acordo com o presidente, as obras do PAC não são pensadas apenas pelo governo federal, mas também pelos prefeitos, que ainda têm dois anos de mandato, e governadores, que em muitos casos serão candidatos à reeleição. “Fizemos o PAC-2 agora, porque os projetos das obras levam tempo, há licenciamento prévio. Eu quis deixar uma carteira de projetos prontos para que quem entrar não tenha que começar do zero, como eu comecei em 2003, vai pegar a bola rolando.”

Punições – Indagado sobre as duas multas que já recebeu por causa de propaganda eleitoral antecipada em favor de Dilma Rousseff, o presidente retrucou, dizendo que não conhece o teor das multas. “Não li o processo. A primeira parece que foi por causa de uma inauguração de sede de sindicato, era um lugar particular e não público, eu falei que íamos ganhar as eleições e a TV mostrou a Dilma na hora, não tenho culpa disso. Mas é uma coisa que os advogados vão debater. O princípio básico da democracia é respeitar as instituições como o Judiciário e se eu for considerado culpado terei que pagar pelo erro que cometi.”

(Com Agência Estado)