Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lobão vai explicar blecaute no Senado

O ministro de Minas e Energia Edison Lobão quer ir ao Senado explicar as causas do apagão que atingiu 18 estados brasileiros na última terça-feira. Ele já liberou os líderes da base aliada para articularem sua ida, na terça, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Os governistas acreditam que não há motivos para que a audiência pública com Lobão ocorra somente na quinta-feira, quando a comissão de Infraestrutura se reúne. A demora desgasta ainda mais a imagem do Executivo. Os governistas também trabalham com a expectativa de que o ministro apresente informações conclusivas para tornar desnecessário o requerimento de convite à ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.

O parecer técnico a respeito das causas do blecaute, que estão sendo investigadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), só será divulgado no decorrer da semana, mas Lobão recebe informações dos técnicos que investigam o problema frequentemente.

Na terça-feira, os especialistas envolvidos na investigação reúnem-se no Rio de Janeiro para concluir o parecer sobre as causas do blecaute. O documento será entregue aos dirigentes e ao ministro.

A assessoria de Lobão informa que, às 14 horas de terça-feira, ele terá uma reunião com o comitê de monitoramento do setor elétrico, que envolve dirigentes do ONS e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com base nas informações colhidas pelo ministro, os aliados esperam que Lobão dê explicações convincentes sobre o episódio. O objetivo é evitar mais uma semana de desgaste político por conta das repercussões do blecaute.