Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kassab libera circulação de caminhões no centro de SP

O prefeito vinha sofrendo pressão para liberar a volta dos veículos, já que era uma "contrapartida" pelas recentes restrições colocadas na Marginal Tietê

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) liberou a volta da circulação de caminhões pelo centro expandido de São Paulo durante todo o dia. O decreto publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial permite que os chamados Veículos Urbano de Cargas (VUCs), com no máximo 6,3 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e que transportam até 4,5 toneladas, rodem por avenidas importantes como a Rebouças, Paulista, São Luís, Prestes Maia, Nove de Julho, Santo Amaro e Cidade Jardim, que fazem parte da chamada Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

Até esta quarta-feira, esses veículos só podiam rodar pelo centro durante o dia fora do horário de pico, das 10h às 16h. Agora, a circulação foi liberada integralmente. Os caminhões, porém, vão ter de respeitar o rodízio municipal de placas.

O prefeito vinha sofrendo pressão do sindicato dos transportadores de carga (Setcesp) para liberar a volta dos veículos, já que era uma “contrapartida” pelas recentes restrições colocadas na Marginal Tietê. Há informações ainda que donos de transportadoras de cargas de todo o país vinham pressionando lideranças do PSD aliadas de Kassab em outros estados pela medida.

Impacto no trânsito – Por meio de nota, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que a nova medida não trará “aumento significativo no trânsito”, uma vez que os VUCs “estão totalmente adaptados à dinâmica da cidade”.

“Esta decisão foi possível depois que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou um estudo de impacto do trânsito na cidade”, informou o documento. “O estudo indicou que, com a restrição na Marginal Pinheiros já em vigor desde 2010 e a extensão da proibição para a Marginal Tietê este ano, a liberação de circulação dos VUCs seria possível”.

(Com Agência Estado)