Clique e assine com até 92% de desconto

Itamaraty apoia novo acordo de paz entre Colômbia e Farc

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores, comandado pelo tucano José Serra, diz esperar que texto obtenha "o necessário apoio" dos colombianos

Por Da Redação 13 nov 2016, 14h07

A notícia sobre o novo acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi recebida com “grande satisfação” pelo governo brasileiro. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, comandado pelo ministro José Serra, diz que o governo brasileiro espera que “o novo texto obtenha o necessário apoio da cidadania colombiana e que o mesmo espírito de boa vontade e de reconciliação nacional prevaleça durante a implementação do acordo de paz”.

“Como sempre, o Brasil continuará a contribuir, na medida de suas possibilidades e de acordo com o que solicite o governo colombiano, para que a paz chegue definitivamente à Colômbia, país vizinho e amigo ao qual, neste momento histórico, reiteramos nossas felicitações e nossa solidariedade”, diz a nota do Itamaraty.

  • O comunicado conjunto do governo colombiano e das Farc, divulgado ontem em Havana, diz que o novo acordo abrange mudanças, precisões e contribuições dos mais diversos setores da sociedade, depois do resultado do plebiscito do dia 2 de outubro, que rejeitou o acordo de paz estabelecido anteriormente.

    O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que, apesar de o acordo anterior ter sido considerado um dos melhores e mais completos, ele reconhece que o novo é melhor. “Este novo acordo de paz com as Farc retoma e reflete as propostas e as ideias de todos aqueles que participaram no diálogo nacional e responde e esclarece as preocupações que muitos tinham contra o significado do acordo ou a sua aplicação”, disse.

    (com Agência Brasil)

    Continua após a publicidade
    Publicidade