Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inundações se estendem por áreas da capital da Tailândia

Bangcoc, 29 out (EFE).- As inundações se estendem neste sábado pela capital da Tailândia, onde aumenta a inquietação de sua população à medida que os diques cedem perante a pressão de água e o rio que a cruza se transborda em alguns trechos.

A maioria dos bairros do centro velho localizados às margens do rio Chao Praya estão inundados por um metro de água, disseram as autoridades da metrópole e moradores nesta região, onde fica o Gan Palacio Real e outras joias arquitetônicas.

Além de em distritos do leste, o nível de água sobe na maior parte dos subúrbios do norte da cidade após superar os diques de defesa.

As autoridades de Bangcoc tentam desaguar nas áreas menos povoadas do leste o enorme caudal de água que vem pelo norte, para evitar que o coração de Bangcoc, onde já aconteceram inundações isoladas, acabe completamente anegado, o que redobraria o desastre que o país enfrenta.

Os habitantes desta metrópole de 12 milhões de habitantes que decidiram ficar em suas casas apesar das recomendações do Governo que deixassem a cidade, aguardam inquietos se a alta da maré no golfo da Tailândia, adiantada pelos especialistas, causará o transbordamento do rio, e em consequência, a inundação parcial da cidade.

O início da maré alta no golfo da Tailândia, onde o rio Chao Praya deságua seu volume de água, está previsto para este sábado. EFE

mfr/ma