Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inquérito aponta suspeitos do assassinato de extrativistas

Em maio, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foram surpreendidos por pistoleiros; Polícia anuncia os resultados das investigações

A Polícia Civil do Pará deve anunciar hoje as conclusões do inquérito que apurou a morte do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Em 24 de maio, os dois foram surpreendidos por pistoleiros enquanto passavam de motocicleta perto do assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna.

O fazendeiro José Rodrigues Moreira é apontado como o mandante do crime e seu irmão, Lindon Johnson, como executor. No início de junho, Moreira foi apontado como o principal suspeito.

O inquérito tem 492 páginas e indica que uma disputa por dois lotes de terra dentro do assentamento teria motivado o crime. Durante as investigações, que levaram 55 dias, mais de 60 pessoas foram ouvidas. Um dos principais depoimentos foi de uma irmã de Maria do Espírito Santo, que teria fornecido detalhes sobre os criminosos.

No dia do crime, Johnson estaria em companhia de outro homem, ambos de tocaia na mata. Três suspeitos estão foragidos. Os delegados Rilmar Firmino e Silvio Maués, foram os responsáveis pelas investigações.

(Com Agência Estado)