Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Inmet Emite Alerta de Baixa Umidade para 15 Estados e o Distrito Federal

Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais

Por Da Redação 3 set 2024, 18h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brasília (DF), 03.09.2024 - Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoa com copo de água passa pelo Setor de Diversões Sul. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
    Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoa com copo de água passa pelo Setor de Diversões Sul -  (Bruno Peres/Agência Brasil)

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja de perigo devido à baixa umidade do ar em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. A situação afeta principalmente as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, além de partes do Sudeste e Sul do país.

    O alerta abrange Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e partes do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.

    Nas áreas afetadas, a umidade relativa do ar pode cair para menos de 20%, muito abaixo dos 60% considerados ideais pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa condição aumenta significativamente o risco de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde à população.

    O Inmet recomenda que os residentes dessas áreas aumentem a ingestão de líquidos, evitem atividades físicas ao ar livre, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para a pele com mais frequência e umidifiquem os ambientes internos. As autoridades ressaltam a importância de seguir as orientações para proteger a saúde e prevenir incêndios durante esse período de clima extremamente seco.

    Situação em Estados Específicos

    Distrito Federal: A capital federal está sob alerta laranja, com umidade variando entre 12% e 20%. Há risco de desconforto nos olhos, boca e nariz, além de ressecamento da pele.

    Continua após a publicidade

    Minas Gerais: A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) alertou que as regiões do Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado serão as mais afetadas. As autoridades recomendam o uso de roupas leves e o consumo de frutas e verduras.

    Mato Grosso do Sul: O estado enfrenta uma situação ainda mais crítica, com alertas que variam de amarelo a vermelho. A umidade do ar pode chegar a apenas 8% em algumas áreas. O governo estadual atribui a situação a uma onda de calor causada por uma massa de ar quente e seca.

    (Com Agência Brasil)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.