Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Incidente no metrô do Rio leva à suspensão das obras

Solo cedeu em dois pontos no bairro de Ipanema. Prédios têm rachaduras e moradores temem por sua segurança. Consórcio garante que não há riscos

A Defesa Civil do Rio determinou a suspensão das obras da Linha 4 do Metrô após o surgimento de dois buracos na Rua Barão da Torre, em Ipanema, Zona Sul. Pelo menos quatro prédios tiveram rachaduras e guaritas foram danificadas com o afundamento do solo durante a madrugada de domingo. O incidente causou pânico entre moradores. Não houve feridos.

A interrupção das escavações foi decidida após reunião entre técnicos da prefeitura e do Consórcio Linha 4 Sul. “Determinamos a interrupção das escavações, até que sejam apresentadas as causas e as garantias para o prosseguimento”, informou a Defesa Civil, em nota. No encontro, o secretário de Defesa Civil, Márcio Motta, questionou o consórcio por não ter acionado previamente a prefeitura – o procedimento adequado. Moradores afirmam que prefeitura e Defesa Civil só chegaram ao local cerca de 8 horas após o afundamento do solo.

O incidente ocorreu por volta das 3h, no trecho entre as Ruas Farme de Amoedo e Teixeira de Melo. “O pessoal que mora nos apartamentos de frente ouviu o barulho. Na hora, sentimos um cheiro forte de gás. Muita gente desceu, com medo que desabasse”, contou o promotor de vendas Fernando Azevedo, morador do prédio número 137, um dos mais atingidos. No acesso ao edifício, as marcas do afundamento estavam no desnível no solo, nas extensas rachaduras e no canteiro. O portão cedeu.

Sem risco – Em nota, o consórcio responsável pelas obras entre Ipanema e a Gávea informou que ainda analisa as causas do incidente e afirmou que não há risco para os prédios. De manhã, o Corpo de Bombeiros e técnicos do consórcio realizaram vistoria preliminar, sem detectar risco para os edifícios. Mais tarde, um engenheiro da Defesa Civil inspecionou quatro prédios e chegou à mesma conclusão. Apesar das rachaduras, a avaliação é de que não houve colapso estrutural.

(Com Estadão Conteúdo)