Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Imperador japonês é internado para realizar cirurgia cardíaca

O imperador do Japão, Akihito, foi internado nesta sexta-feira no hospital universitário de Tóquio para se submeter no sábado a uma cirurgia cardíaca, anunciou o palácio imperial.

O imperador de 78 anos, que será operado no sábado, chegou ao hospital pouco depois das 10H00 (22H00 de Brasília de quinta-feira), acompanhado pela imperatriz Michiko.

“Sua majestade chegou ao hospital para a operação”, indicou uma porta-voz do palácio à AFP.

Esta intervenção, anunciada no domingo passado, durará cerca de cinco horas. Será realizada por uma equipe de cirurgiões do Hospital Universitário de Tóquio e do Hospital Universitário de Juntendo.

O imperador receberá alta duas semanas após o procedimento, caso se recupere bem, afirmou a agência de notícias Jiji, embora o palácio não tenha dado informações a respeito.

Esta cirurgia foi decidida para “manter e melhorar a vida diária de Sua Majestade”, havia explicado um porta-voz do palácio no domingo.

Durante sua operação e recuperação, o filho de Akihito, o príncipe herdeiro Naruhito, ficará responsável pelas funções oficiais que recaem sobre o imperador.

Akihito foi operado em 2003 de um câncer de próstata e segue em tratamento para evitar uma recaída. Foi hospitalizado por quase três semanas em novembro de 2011 por uma bronquite e uma leve pneumonia.

O imperador assumiu em 1989, após a morte de seu pai, Hirohito, aos 87 anos.

Como chefe do Estado japonês, o imperador tem apenas uma função simbólica e não dispõe de nenhum poder político.