Homem que matou 5 na Catedral de Campinas planejou crime desde 2008
Polícia conclui que autor de chacina agiu sozinho e treinava tiros com um jogo de vídeo-game; caso ocorreu em dezembro de 2018

O inquérito policial que investigou a chacina na Catedral Metropolitana de Campinas, ocorrida em dezembro de 2018, concluiu que o autor dos disparos agiu sozinho e era portador de transtorno psíquico, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). O inquérito policial foi relatado e já encaminhado ao fórum.
As investigações não encontraram qualquer indício de que o atirador tenha feito parte de um clube de tiro. Em anotações encontradas, há menções a um jogo de tiro chamado “PUBG”, que, de acordo com os policiais, seria utilizado para treinamento.
A Polícia Civil acredita que a arma utilizada no crime tenha sido comprada no Paraguai e concluiu que o autor da chacina planejava fazer “algo grande” desde 2008. De acordo com o inquérito, não havia qualquer motivação religiosa na ação.
O atirador Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, matou cinco pessoas e feriu outras três na Catedral de Campinas, antes de se suicidar no local.
Segundo o delegado-chefe do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 2), José Henrique Ventura, a arma com a qual o atirador fez 22 disparos, incluindo o que tirou a própria vida, é de uso exclusivo das Forças Armadas ou Polícia Federal.
Na época do crime, a polícia apreendeu vários pertences pessoais de Euler Grandolpho em sua residência, como um notebook, um celular e um bloco de anotações. Os registros escritos mostravam, segundo Ventura, que o autor do ataque tinha pensamentos paranoicos e confusos.
(Com Agência Brasil)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.