Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Helicóptero que caiu em Bertioga se envolveu em acidente em 2006

Aeronave sofreu dano quando outro aparelho atingiu uma das pás de seu rotor principal

Por Da Redação 27 dez 2014, 15h10

O mesmo helicóptero que caiu neste sábado em Bertioga, litoral paulista, provocando a morte de cinco pessoas, se envolveu em outro incidente, em setembro de 2006, no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, onde fica a sede da Helimarte Táxi Aéreo, dona da aeronave. Outro aparelho pousava no pátio quando, ao fazer o giro de cauda para a parada, atingiu uma das pás do rotor principal do PT-HNC, que estava estacionado.

Leia também:

Identificadas quatro vítimas da tragédia em Bertioga

Um laudo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) emitido em 2010 informa que o acidente resultou em danos leves numa das pás do rotor principal da aeronave atingida.

O helicóptero modelo Esquilo tinha revisão válida até 11 fevereiro de 2015, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A última revisão, válida por um ano, havia sido feita em fevereiro deste ano. Ainda segundo a Anac, o helicóptero foi comprado pela Helimarte Táxi Aéreo em 2008 e tem certificado de aeronavegabilidade válido até 2020. Desde 2005, no entanto, a Esquilo estava incorporado à frota da Helimarte.

Continua após a publicidade

A aeronave decolou do Condomínio Iporanga, em Guarujá, e caiu poucos minutos depois.

A Helimarte, empresa de táxi aéreo que operava o voo, divulgou nota à imprensa afirmando que o helicóptero estava em perfeitas condições e que está colaborando com as investigações:

A Helimarte, consternada, vem a público infelizmente confirmar a ocorrência de acidente envolvendo a aeronave de nossa propriedade, modelo Esquilo prefixo PTHNC, que fazia o trajeto Guarujá-São Paulo, na manhã de hoje.

A empresa está colaborando com todos os procedimentos de resgate e apuração e informa que a aeronave estava em perfeitas condições de voo e aeronavegabilidade.

Profundamente compungida, a Helimarte lamenta a perda das vidas dos nossos passageiros e de nosso piloto e se solidariza com suas famílias.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade