Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Há exatos 44 anos, acidente entre trens matou mais de 20 estudantes de Mogi

O dia 8 de junho guarda uma terrível coincidência: há exatamente 44 anos, na ferrovia que ligava São Paulo a Mogi das Cruzes (SP), um trem movido a diesel bateu em outro que estava parado na via por falta de energia. O último vagão, que foi o mais atingido no choque, transportava universitários de Mogi, o que levou a composição a ficar conhecida como “trem dos estudantes“. Ao todo, 23 pessoas morreram e mais de 60 pessoas ficaram feridas no acidente.

Na noite desta quarta-feira, 8 de junho, um ônibus que levava universitários de Mogi das Cruzes (SP) para São Sebastião (SP), na rodovia Mogi-Bertioga, colidiu de frente com um rochedo na beira da pista contrária e capotou, causando a morte de 18 pessoas e 31 feridos.

Acervo VEJA: No vagão da morte

Além da mesma data e do local próximo, as circunstâncias dos dois acidentes de 1972 e 2016 são parecidas. Uma forte neblina impediu que o maquinista visse o “Trem dos Estudantes” e, quando ele começou a frear , já era tarde demais. E possivelmente um nevoeiro também dificultou a vista do motorista que dirigia o ônibus na noite de ontem, segundo relato dos bombeiros que estão no local.

(Da redação)