Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo de SP muda cúpula da Polícia Civil

Assumirá o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas Marco Antonio Desgualdo, investigado em 2011 por suspeita de espionar ex-secretário

Ex-delegado-geral de São Paulo entre 1999 e 2007, Marco Antonio Desgualdo – que em 2011 foi investigado por suspeita de espionar o ex-secretário de Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto – volta a atuar na cúpula da Polícia Civil.

A nomeação de Desgualdo para o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), responsável pelas divisões de vigilância e captura e de atendimento ao turista, foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Desgualdo, que comandava o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi afastado do cargo em março de 2011, após o vazamento na internet de imagens em que o então secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, conversava com um jornalista da Folha de S. Paulo em um shopping dias antes de o jornal publicar reportagem sobre a venda ilegal de informações exclusivas do governo. Desgualdo foi investigado por suspeita de envolvimento no caso e logo depois retirado do comando da DHPP por “quebra de lealdade”.

Outras trocas de comando foram anunciadas pela pasta, agora sob responsabilidade de Fernando Grella Vieira. O delegado Aldo Galeano Júnior, que estava no Decade, assume o Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6, responsável pela Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Wagner Giudice, que dirigia o Departamento de Narcóticos (Denarc), vai assumir o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic). Para o Denarc vai o delegado Marco Antônio de Paula Santos.

O Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), especializado em investigações de delitos relacionados ao consumidor, saúde pública, meio ambiente e relações do trabalho, além da Fazenda Pública, será chefiado por Youssef Abou Chahin, que era diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) – que passará a ser comandada por Paulo Afonso Bicudo.

(Com Estadão Conteúdo)