Clique e assine com até 92% de desconto

Geada cobre o Sul e SP tem noite mais fria em 12 anos

Sul tem sensação térmica de até 15 graus negativos, enquanto na Avenida Paulista, em São Paulo, sensação chegou a 1 grau negativo na madrugada

Por Da Redação 24 jul 2013, 04h27

Depois de fazer nevar em mais de 120 cidades e derrubar os termômetros ao nível mínimo do ano nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a onda de frio que chegou ao Brasil esta semana provoca amplas geadas em praticamente todo o território do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na manhã desta quarta-feira. Apenas o litoral desses estados deve escapar do fenômeno, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas mínimas chegam a 10 graus negativos na serra gaúcha e planalto catarinense, mas por causa do vento a sensação térmica sentida pelos gaúchos foi de 15 graus negativos. Na Grande Florianópolis, de 16 graus negativos.

Veja a previsão do tempo em todas as cidades do Brasil

São Paulo – O ar frio e úmido também fez as temperaturas caírem em São Paulo como há anos não se via. Com tempo encoberto e muito vento, a madrugada na capital paulista foi a mais fria em mais de uma década, com temperatura média de 5 graus, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. Na Avenida Paulista, onde o termômetro indicava 5,3 graus, a estação meteorológica apontou sensação térmica de 1 grau negativo pouco antes da meia-noite e início da madrugada. Desde julho de 2000, quando os termômetros marcaram mínima de 4 graus em dois dias, não fazia tanto frio na cidade.

A previsão para esta quarta-feira é o tempo voltar a ficar firme no Sul do Brasil. No Sudeste, o estado de São Paulo deve ter formação de geadas nos municípios de Assis, Ourinhos e Avaré. Não há expectativa de chuva e o ar frio e úmido permanece.

Na cidade de São Paulo, a quarta-feira começa com céu nublado e termômetros em torno dos 7 graus. Mas, de acordo com o CGE, em bairros mais afastados como Parelheiros e Capela do Socorro (Zona Sul) e Perus (Zona Norte), as mínimas podem ficar nos 5 graus. A máxima do dia não passa dos 12 graus em toda a cidade.

Continua após a publicidade

Esse cenário deve continuar na quinta-feira, com a diferença de que o dia será chuvoso. Mas as temperaturas não devem variar muito e ficam entre 8 e 13 graus. Só na sexta-feira o sol deve reaparecer na capital paulista, com o ar seco ganhando força e o frio começar a diminuir.

Leia mais:

Neva em Curitiba e em outras 124 cidades do sul

Onda de frio chega ao país e pode trazer ‘geada negra’

Granizo deixa 40 mil sem energia no interior de SP

Continua após a publicidade
Publicidade