Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fundação de Joinville apoia pacientes renais gratuitamente

A Pró-Rim, criada em 1987 por dois médicos da cidade catarinense, obtém metade de seus recursos de um grupo de doadores espalhados pelo Brasil

Um dos bons exemplos que a Expedição VEJA encontrou em Joinville (SC) é a Fundação Pró-Rim, criada em 1987 por dois médicos da cidade que pretendiam reduzir a fila de espera para pacientes que precisavam de um transplante renal.

Leia também:

Formação de mão de obra explica sucesso de Joinville

Em Joinville, 70% das exportações são industrializadas

Condomínio de indústrias abriga 2,6% do PIB de SC

Joinville mira inovação para assegurar crescimento

A Pró-Rim é uma instituição privada de caráter filantrópico. As cirurgias são feitas pelo Sistema Único de Saúde. A fundação, por sua vez, arca com os custos do tratamento, oferece auxílio psicológico e entrega cestas básicas a famílias carentes que precisem de apoio. Não há seleção prévia: quem necessita de tratamento é atendido.

Esses recursos vêm dos quase 200.000 doadores regulares da fundação. Eles contribuem com pequenas quantias por meio de um sistema que permite o débito mensal de um valor na fatura de telefones fixos.

Isso, somado ao sistema eficiente da captação de órgãos no Estado de Santa Catarina, atrai pessoas de todo o Brasil passaram a vir a Joinville por causa da oferta de tratamento gratuito e a perspectiva de realização rápida do transplante.

A fundação já realizou 1.200 transplantes em parceria com o Hospital Municipal São José e, anualmente, promove 30.000 atendimentos ambulatoriais e 130.000 sessões de hemodiálise. A Pró-Rim tem seis filiais, inclusive no Tocantins. Agora, a fundação está construindo um hospital próprio, com 36 apartamentos, 30 leitos de UTI e 98 leitos de enfermaria. O custo da obra é de 60 milhões de reais.

Tem algo a dizer sobre Joinville? Converse conosco pelas redes sociais por meio da hashtag #expedicaoveja, como é o caso do tuíte a seguir, uma sugestão enviada por um seguidor de VEJA:

@VEJA tenho a história da Fundação Pró-Rim, em Joinville, primeira hemodiálise, primeira UTI e 1o transplante de rim de SC #expedicaoveja

– Dr. Xuxo da Pró-Rim (@DrXuxo) 8 maio 2014

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP