Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Forte aumento das expulsões de estrangeiros na França em 2011

Por Alain Jocard 10 jan 2012, 09h17

O ministro francês do Interior, Claude Guéant, partidário da luta contra a imigração ilegal, anunciou nesta terça-feira um forte aumento das expulsões de estrangeiros em 2011, que alcançou o número de 32.922 pessoas.

“Este número é superior à meta de 28 mil que havíamos fixado inicialmente. É o maior nível já alcançado”, afirmou o ministro em uma coletiva de imprensa, na qual adiantou que o objetivo para 2012 será a expulsão de 35 mil estrangeiros ilegais.

Considerado próximo ao presidente Nicolas Sarkozy, Gueánt defende a luta contra a imigração ilegal, mas também apoia uma redução da imigração legal.

O ministro apresentou o balanço de 2011 quando faltam três meses para o primeiro turno das eleições presidenciais, nas quais Sarkozy deverá buscar a reeleição, embora ainda não tenha anunciado formalmente sua candidatura.

A imigração é um tema recorrente nas campanhas eleitorais francesas. Nesta questão, a direita de Sarkozy enfrenta a concorrência da ultradireita, cuja candidata Marine Le Pen dispõe atualmente nas pesquisas de 15% das intenções de voto.

Continua após a publicidade
Publicidade