Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FHC: ‘2016 termina com nuvens mais carregadas’

O ano que termina desnudou possibilidades de conflitos de outro tipo, que mexem com os 'grandes', com suas armas atômicas

O ano de 2016 termina com nuvens mais carregadas do que as herdadas de 2015. Com o fim da Guerra Fria, especialmente depois da queda do Muro de Berlim, Estados Unidos e China começaram a dialogar. Do mesmo modo, a Europa foi-se integrando politicamente, e a Rússia, sem se conformar, parecia “contida”. Tinha-se a impressão de que os conflitos bélicos seriam localizados. Assim seria a tensão entre Israel e seus vizinhos, da Índia com o Paquistão, ou as altercações entre as Coreias e as da China com o Japão. E não se tinha tanta consciência dos estragos que a invasão do Iraque ocasionara no equilíbrio do Oriente Médio.

Havia o terrorismo, mas o Ocidente queria acreditar que o Boko Haram matava africanos e não ocidentais, que xiitas e sunitas se destruíam entre si, e assim por diante, sem abalar a confiança em que os conflitos entre as grandes potências não ocorreriam mais no pós-II Guerra Mundial: a crise dos mísseis em Cuba, em 1962, sepultara essa possibilidade. Depois dos ataques ao Charlie Hebdo e ao Bataclan, em 2015 em Paris, e de outros atentados em locais simbólicos para o Ocidente, este se recordou das torres gêmeas de Nova York e foi obrigado a reconhecer a ameaça terrorista e a fragilidade da proteção que os Estados oferecem a seus cidadãos.

O ano de 2016 desnudou possibilidades de conflitos de outro tipo, que mexem com os “grandes”, com suas armas atômicas. Não que conflitos globais estejam na iminência de ocorrer, mas 2016 termina com a Rússia inconformada com seu pedaço na Eurásia (mais ainda com a insensatez de não a terem levado a sério como parceira do Ocidente), com a China sentindo-se forte o suficiente para dizer que sua ascensão ao poder mundial poderá fazer-se “de maneira harmoniosa”, que não a temam, mas não a impeçam de ser dona de “seu mar”, nem de voltar-se para a Europa, muito especialmente para a Rússia, na busca de rotas seguras de abastecimento energético, livrando-se das incógnitas do Pacífico e da “entente” necessária com os americanos. A Rússia rejeitou acordos balísticos, inclusive atômicos, e a Coreia do Norte explodiu novas bombas. Sobra dizer que Índia e Paquistão, contendores antigos, permanecem com seu arsenal atômico intocado, o da China foi aperfeiçoado, e por aí vai.

Para completar o lado desagradável da herança que 2017 receberá, os americanos elegeram um líder que é a favor de os Estados Unidos se afastarem das suas responsabilidades mundiais.

Para ler o artigo na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Adilson Nagamine

    FHC empregado do SOROS começou a prejudicar os aposentados e agora depois dos anos petralha o corajoso temer vai finalizar o roubo aos aposentados já os juros são sagrados. Vai publicar?

    Curtir

  2. sebastiao ferreira cantarino

    Qual salvador da pátria os brasileiros pretendem escolher para presidente em 2018? Candidatos não faltarão. Pobre povo brasileiro!!!

    Curtir

  3. quem é esse FHC? Ah..O do real?…A moeda criada e desvalorizada depois de um ano e que não favoreceu o país .. Esse cara é um safado pilantra como toda sua turma tucanada.. Moro, Aécio, globosta, Veja etc ..Etc..Etc..Volta Lula!!. O Maior e Melhor Presidente do Brasil.!! Inesquecível!

    Curtir

  4. Claudio Garcia

    A verdade é que o Brasil vai de mal a pior com essa política sem futuro. .,e pelo jeito vem mais chumbo Grosso por aí se temer fica vai seguir mesma ditadura que está agora ,Brasil tem uma carga tributária muito alta e um governo inchado gordo a ponto de explodir e os Estados e municípios vão no mesmo caminho, e mexer no comércio interno dar mais poder de compra pro brasileiro baratear produto interno assim o povo não carrega o Brasil nas costas como está atualmente ,quem a sumirá a presidência. A Dilma Rousseff será que voltar se mudar de partido pode até volta a mulher rada vota tudo nela kkkk melhor que ela não tem acredito eu porque foi uma que fez bastante coisa pelo Brasil em tão pouco tempo Lula não se elege mais aecio. Não presta sobro quem Barbosa. Acho que não quer .faria uma revolução acho que sim

    Curtir

  5. Cada vez mais tenho a certeza de que boa parte do povo brasileiro continua chupadores da cana do maior mentiroso norte-americano. Obviamente um pé de cana não pode nem se candidatar, quanto mais ganhar uma eleição, mas tem um punhado de gente aqui no Brasil que gosta de ser enganada, traída e roubada que adoraria votar em um pé de cana. Normalmente são aqueles norte-americanos que preferem passar fome e não trabalhar. São os membros da AAAPC (Associação dos Adoradores do Alcoólatra Pé de Cana).

    Curtir

  6. Fábio Luís Inaimo

    Que tristeza, ler uma matéria e seus comentários. Constata-se que o povo não entende oque lê, ou não sabe ler, quando lê , não sabe escrever. Por isso o povo segue servindo de massa de manobra de oportunistas se-dizentes salvadores da pátria!! Oscila entre uma ditadura e outra, ora de esquerda ora de direita, e os verdadeiros defensores da democracia da liberdade e do livre comércio tornam-se vidro de vitrine prontos para serem vandalizados por extremistas de ambas vertentes. Infelizmente segue a pandemia de burrice que só faz prosperar o apocalipse.

    Curtir

  7. Paulo Rangel

    Quem abriu as portas da Petrobrás p/o roubo foi FHC com o decreto número 2745/98 extinguindo as leis de licitação,foi no seu governo que começou o roubo na Petrobrás,foi também no seu governo que foi criado o PROER 15 dias antes da intervenção do BC no Nacional de seus parentes os Magalhães Pinto, foi feito usando dinheiro público,está na justiça e até hoje não se resolveu nada.

    Curtir

  8. Paulo Rangel

    Nenhum comentário, só querem que fale bem de FHC, mal mesmo sendo verdadeiro não pode.

    Curtir

  9. Fábio Luís Inaimo

    Eh !! Segue a epidemia de burrice !!!

    Curtir